A maioria das pessoas acham sinônimo de preguiça ou falta do que fazer dormir após o almoço, mas não, pelo contrário, cochilar após o almoço faz bem e melhora as atividades diárias.
Em Madri, cidade de Espanha, é normal vocês sair as ruas no início de tarde e encontrar um grande volume de lojas fechadas. Algumas empresas já oferecem salas de descanso para que os funcionários possam tirar um cochilo após o almoço. Contudo, essa prática ainda é rara no meio empresarial brasileiro. No setor comercial, há o mesmo problema. Vendedores e balconistas precisariam descansar após a refeição para desempenhar melhor seus papéis, mas isso não acontece nem com os patrões, que, diferentemente de muitos colegas espanhóis, não tiram um momento para adaptar o corpo ao dia corrido e estressante.
Estudos mostram que os profissionais que têm um período de descanso depois do almoço, mesmo que não seja um sono profundo, possuem maior propensão a apresentar produtividade superior do que os demais companheiros que não investem tempo no descanso durante o expediente.